Self-service BI: autonomia para o usuário! Entenda como funciona!

Tempo de leitura: 5 minutos

O conceito Self-service BI tem sido muito falado nos últimos tempos e não é para menos, a ideia de ter autonomia para analisar dados sem precisar da intervenção do setor de TI, permite que o usuário possa obter respostas e tomar decisões com muito mais agilidade.

Estamos falando de autoatendimento, ou seja, usuários de negócios tendo mais facilidade para desenvolver relatórios e Dashboards quando e onde for necessário, sem precisar acionar um profissional de TI para desenvolver seus indicadores de gestão. Outra vantagem desse conceito é a possibilidade de compartilhamento de dados, relatórios e insights com outros usuários através da web e até mesmo dispositivos móveis.

Ficou interessado no Self-service BI? Continue a leitura e entenda mais a respeito desse serviço.

Transformando dados em análises visuais

O Self-service BI faz parte de uma realidade que dá condições a usuários não técnicos, ou seja, analistas, diretores, gerentes de áreas como comercial, RH, marketing, compras e tantos outros a desenvolverem relatórios, Dashboards e indicadores de gestão baseados em dados e apresentá-los de forma rápida, simples e efetiva.

Neste processo, o setor de TI entra em ação basicamente na parte de conectar o usuário aos dados dos sistemas de gestão, orientando o como buscar as informações pertinentes a cada área, para que assim seja possível extrair somente o que for interessante para cada setor.

Tendo em mãos informações consistentes e compreendendo a utilidade delas, cada gestor terá mais embasamento e poderá aproveitar melhor no momento das tomadas de decisões importantes.

Porque adotar o Self Service BI

O Self-service BI é baseado na web e em muitos casos na nuvem, o que facilita a utilização das soluções de BI pela possibilidade de acesso em dispositivos conectados à Internet, bem como a disponibilização de uma interface amigável e intuitiva que favorece a compreensão das informações.

Adotar soluções inteligentes para uma empresa é gerar mais produtividade e vantagem competitiva. Uma empresa que investe em Business Intelligence está mais preparada para se posicionar no mercado perante a concorrência e enfrentar crises na economia.

As soluções Self-service BI permitem que os próprios usuários de negócio gerem e analisem seus relatórios e indicadores de gestão, não precisando passar essa tarefa para o TI.

É importante ressaltar que o TI continua responsável pela organização, segurança e governança dos dados, mas com o Self-service BI ele se torna isento da parte de criação ou alteração de relatórios e posteriormente análise, podendo concentrar sua produtividade em outros projetos estratégicos da empresa.

Power BI: Uma solução Self-Service BI

Solução referência em Self-service BI, o Power BI é uma das favoritas por conta da praticidade de seus recursos e funcionalidades, além da baixa curva de aprendizado da ferramenta.

A autonomia que o Power BI oferece ao usuário traduz perfeitamente o conceito Self-service BI. Veja alguns motivos:

» Fornece informações em tempo real;

» Permite desenvolver relatórios, gráficos, Dashboards e indicadores rapidamente;

» A sua curva de aprendizado é baixa e permite que usuários de negócio dominem a ferramenta rapidamente;

» Os insights e Dashboards podem ser compartilhados com outras áreas da organização de forma fácil, rápida e segura;

» Serviço totalmente gerenciado a partir da nuvem. Com isso os custos com infraestrutura são poupados e o usuário poderá compartilhar informações estratégicas com total segurança;

» Possibilidade de início imediato e sem custos para a implantação de projetos de BI, uma vez que a licença (confira aqui os modelos de licenciamento) é disponibilizada aos usuários rapidamente após a aquisição.

» Criação de notificações e alertas para que os usuários sejam avisados sempre que os dados do relatório sofrer alterações;

» Otimização e integração com os vários softwares de produtividade (E-mail, Excel, Word, PowerPoint, OneNote, entre outros).

Outros recursos do Power BI Self-Service

Power View

Para melhor visualização de dados e criação de gráficos interativos, o Power View tem o objetivo de evidenciar as informações mais importantes. Esse recurso está disponível no Excel, no SharePoint, no SQL Server e no Power BI.

Power Query

Transformar, combinar e compartilhar dados pode ser uma tarefa mais simples do que se imagina. Este poderoso componente do Power BI, que também está presente no Excel, permite conectar em uma fonte de dados e realizar este tipo de tarefa com muita rapidez.

Power Pivot

Trabalhar com grandes volumes de dados foi uma tarefa difícil durante muito tempo. O Power Pivot, disponível no Excel e Power BI, é um componente que permite realizar e criar cálculos, sejam eles complexos ou simples, com uma velocidade incrível.

Power Map

Disponível tanto no Excel quanto no Power BI, o Power Map é um recurso para visualização de dados tridimensionais através de mapas, sendo possível capturar telas, criar animações e compartilhar informações.

 

Os ganhos obtidos com o Self-service BI vão desde uma profunda capacidade na análise de dados e apresentação de informações, facilidade no acesso e no cruzamento de dados, além da autonomia, mobilidade e claro, eficácia.

 

Se você ainda não utiliza uma solução Self-service BI na sua gestão, ainda é tempo de rever essa ideia, fazer um teste e alcançar resultados melhores.

Quer saber mais sobre como implementar uma solução Self-service BI no seu negócio? Fale com um de nossos consultores!

 

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Receba nossa newsletter