Afinal, o que é o Power BI? Entenda de vez e saiba como implementar!

Tempo de leitura: 7 minutos

Se uma das particularidades do seu dia a dia no trabalho é apresentar resultados, mas você ainda tem dificuldades para gerar relatórios e gráficos que tragam informações consistentes e confiáveis, você precisa conhecer o Power BI, uma solução de Business Intelligence capaz de fornecer respostas para as mais diversas perguntas com muita riqueza de detalhes sobre tudo que precisa mostrar para sua gerência.

E o melhor de tudo é que o Power BI te dá autonomia para analisar seus dados sem precisar da intervenção do setor de TI. Isso mesmo, se você é um analista, gestor ou diretor de qualquer área, pode obter insights e tomar decisões com muito mais agilidade e assertividade utilizando a melhor solução de BI do mercado, segundo o Gartner Group.

Continue a leitura e entenda o que é o Power BI e as vantagens de utilizá-lo.

O Microsoft Power BI

O Power BI é um conjunto de soluções para análise de dados, que apresenta informações integradas e dinâmicas por meio da criação de Dashboards, além de se conectar a diversas fontes de dados, trazendo informações em tempo real. Seus relatórios podem ser publicados na web para que todos os funcionários de uma empresa tenham acesso.

O Power BI é ideal para empresas de todo porte. Ele tem a função de unificar todos os dados de uma empresa, estejam eles em nuvem ou ambiente físico, sendo possível criar relatórios e dashboards em computadores e em todos os dispositivos móveis.

Trata-se de uma solução Self-service BI, ou seja, proporciona autonomia ao usuário para criar seus relatórios e fazer consultas sem depender de um profissional de TI para isso. Com esse autoatendimento é possível obter prontamente respostas para perguntas direcionadas e as tomadas de decisão se tornam mais ágeis, sem depender da ajuda da TI.

Praticidade e vantagens na utilização do Power BI

O exemplo abaixo se refere a uma pesquisa sobre falsificação de notas no Brasil. Temos uma planilha longa e detalhada e um Dashboard intuitivo e objetivo.

Se fossemos analisar os dados pela planilha para obter a informação sobre qual região do país mais falsifica notas, precisaríamos utilizar muitos filtros e fazer muitos cálculos, o que demanda muito trabalho e consequentemente muito tempo despendido, certo?

Afinal, o que é o Power BI? Entenda o que é e como implementar!

 

Já no Dashboard abaixo criado no Power BI é claramente possível visualizar a região Sudeste como o local onde mais são falsificadas notas no país, enfatizando por exemplo, o estado de São Paulo e ainda sendo possível saber a quantidade de notas falsificadas, o valor do montante, qual a nota mais falsificada, além dos filtros que permitem selecionar ano, tipo de nota, outras regiões e várias outras informações.

Afinal, o que é o Power BI? Entenda de vez e saiba como implementar!
Fonte de Dados: Banco Central do Brasil 

É claro perceber que os gráficos tornam a compreensão das informações muito mais fácil e prática e quanto mais intuitivo for o relatório, mais rápida e assertiva será a tomada de decisão.

Alguns benefícios

» Rápida implantação

O Power BI pode ser implantado facilmente, (você pode conferir aqui) com pouca ou nenhuma participação dos profissionais de TI da sua empresa. Essa praticidade possibilita aos gestores e tomadores de decisão iniciarem seu uso mais rapidamente.

» Utilização na nuvem ou local

Sua implantação e utilização pode ser feita na nuvem ou em ambiente local.

Nuvem
O Power BI oferece a modalidade SaaS (Software como Serviço) que fornece um tempo de atividade de 99,9% com implantação rápida em nuvem ou nuvem híbrida. É possível se conectar a vários bancos de dados na nuvem em tempo real. O Power BI está sempre sincronizado, não sendo necessário configurar atualizações. Gere insights independentemente de onde os dados residirem.

Ambiente Local
O Servidor de Relatório do Power BI dá a possibilidade de explorar dados e gerar insights com capacidade de relatório corporativo do SQL Server Reporting Services. É possível desenvolver relatórios com infraestrutura local contando com uma solução ampla pronta para armazenamento na nuvem.

» Conexão com diversas fontes de dados

É possível conectar, importar e exportar dados sem perder nenhum detalhe com qualquer tipo de fonte de dados, como Páginas web, Planilhas de Excel, Arquivos Texto, soluções na nuvem e qualquer tipo de banco de dados.

» Integração

O Power BI fornece uma PAI com acesso programático a determinados recursos. É possível integrar os seus relatórios do Power BI com uma aplicação utilizando a API REST do Power BI ou o SDK do C# do Power BI e um token de acesso de autorização do Azure AD (Active Directory) para obter um relatório.

Uma outra forma de realizar a integração dos seus Dashboards é realizar o compartilhamento através da sua URL.

» Mobilidade

É possível acessar os Dashboards de qualquer lugar e a qualquer hora através de dispositivos móveis como celulares, tablets e etc. Além disso, você terá os mesmos recursos e funcionalidades acessando o Power BI de qualquer navegador de internet.

» Alertas e Notificações

Você pode monitorar seus projetos, suas metas, entre outros, utilizando o recurso de alertas do Power BI. Assim, você poderá ser notificado quando houver alguma alteração nos seus dados. Basta criar os alertas (saiba como aqui) e serão disparadas mensagens na sua central unificada de notificações e via e-mail.

Acessibilidade e preço

O Power BI tem uma versão gratuita que pode ser utilizada para consulta de relatórios já publicados e para usuários que irão criar dashboards. Existe um modelo de licenciamento bastante interessante e atrativo para empresas de qualquer porte.

O Power BI é licenciado na forma de assinatura que o usuário paga apenas um valor mensal e nada mais por isso para utilizar uma gama de recursos e funcionalidades que contribuem para excelentes tomadas de decisão.

O custo dessa mensalidade pode ser conferido aqui. Viu como é fácil ter uma solução de BI por um custo acessível usando o Power BI?

Líder no Quadrante Mágico do Gartner

O respeitado instituto de pesquisa e análise do setor de TI, Gartner Group, divulga anualmente o Quadrante Mágico com o objetivo de ajudar as empresas em suas decisões de compra por soluções tecnológicas.

A versão 2018 foi publicada e pela 11º vez consecutiva a Microsoft foi eleita como fornecedor líder em soluções analíticas com o Power BI.

Veja abaixo o Quadrante Mágico versão 2018.

Quadrante Mágico 2018
Quadrante Mágico 2018

Para visualização das atualizações desde 2005 no formato de Data Storytelling, clique aqui. Para melhor visualização, sugerimos que a leitura seja realizada em um computador.

É notável os diversos benefícios que o Power BI pode proporcionar a uma empresa, não é mesmo?

Então, está esperando o que para melhorar os resultados da sua empresa com a ajuda do Power BI?

Saiba como adquirir essa solução, acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Receba nossa newsletter