10 vantagens de utilizar dashboards de gestão em recursos humanos

Já parou para pensar no volume de dados que uma empresa produz e armazena diariamente? Diversas informações que são produzidas pelos setores de uma empresa, em especial o de RH, são fundamentais para controles internos e planejamentos estratégicos. Porém se não houver uma organização, serão apenas um emaranhado de dados desconexos, sem sentido e consequentemente de baixa qualidade.

Os gestores de RH sabem da importância de obter e analisar informações de tudo que está ocorrendo em seu setor e na empresa como um todo, mas nem sempre sabem que tipo de solução aplicar para obter insights que possam alavancar a sua gestão.

Nesse artigo, apresentaremos o que é o dashboard e mostraremos 10 das vantagens que ele pode oferecer para uma melhor gestão dos recursos humanos.

Você certamente vai sentir a necessidade de deixar as planilhas de Excel depois de ver como os Dashboards são práticos e intuitivos para o seu dia a dia.

O que é um dashboard?

Dashboards são painéis que apresentam informações importantes sobre um determinado negócio ou assunto. Geralmente são representadas por gráficos, kpis e indicadores que facilitam a visualização dos dados. Eles precisam ser objetivos para que o usuário tenha condições de entender facilmente o sentido das informações para realizar uma tomada de decisão assertiva. 

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O Dashboard no setor de RH tem o intuito de reunir dados de cada assunto/negócio, como por exemplo, admissões, demissões, folha de pagamento, transformá-los em informações estratégicas e fornecer indicadores de gestão que auxiliam no processo de tomada de decisão.

Veremos a seguir, como essa ferramenta pode ser útil na prática diária:

1 – Otimização de processos

Dados mais acessados pelo RH como: banco de currículos, seleções, admissões, demissões, absenteísmo, número de colaboradores, clima organizacional e treinamentos, podem ser facilmente visualizados e acompanhados em tempo real pelos dashboards, permitindo assim formular, executar e mensurar com mais eficácia os planos de ação.

2 – Redução de custos

A automatização de processos minimiza erros e elimina retrabalhos, além de dispensar o uso de vários outros sistemas para analisar dados. Se ocorrem poucos ou nenhum erro ao longo do processo, poupa-se gastos que seriam necessários para repará-los, ou com treinamentos e retrabalhos. A redução dos custos também acontece com a gestão do turnover (rotatividade de pessoal). Análises de informações bem-feitas resultam em contratações bem-feitas.

3 – Assertividade nas tomadas de decisão

As informações que são fornecidas por meio dos indicadores de gestão são precisas e trazem a vantagem de estar sempre atualizadas em tempo real. Isso permite que os gestores consigam identificar problemas na empresa e agir rapidamente, minimizando os riscos nas tomadas de decisão.

4 – Aumento da produtividade

Os dashboards são dinâmicos e permitem acompanhar as principais informações de cada área de maneira prática e rápida, poupando o tempo que seria gasto acessando vários sistemas ou consultando todos os gestores envolvidos para obter informações. Essa economia de tempo é canalizada em outras tarefas aumentando a produtividade da equipe.

5 – Integração de dados e departamentos

Com os indicadores de gestão o acesso aos diversos dados dos setores da empresa fica muito mais fácil, não há a necessidade de fazer longas reuniões apenas para obter as informações necessárias. O foco das reuniões passa a ser em soluções e tomadas de decisão importantes.

No RH por exemplo, os gestores têm a possibilidade de avaliar o desempenho dos colaboradores de cada setor e identificar a necessidade de ministrar treinamentos, visando a melhoria dos resultados.

6 – Aumento da capacidade de gestão

O gestor conta com a veracidade das informações disponibilizadas e isso traz mais segurança no momento de tomar decisões. Além de utilizar o tempo para se dedicar em planejamentos estratégicos que são fundamentais para o bom desenvolvimento da empresa.

7 – Organização de informações

Os dashboards permitem organizar as informações por setor, prioridade, metas e resultados com o auxílio de gráficos para uma melhor compreensão. Tudo para facilitar a análise dos gestores e tornar as tomadas de decisão mais práticas e eficientes.

8 – Automatização dos indicadores de gestão

Saber usar a tecnologia traz muitos benefícios e nesse caso o principal benefício é a facilidade de abreviar as informações em um único ambiente, dispensando o uso de várias ferramentas para a análise de dados. Ter uma visão mais ampla e ao mesmo tempo simplificada permite ao gestor maior alcance das informações relevantes do seu setor e da organização em geral.

9 – Monitoramento em tempo real

Os gestores de RH podem contar com a valiosa possibilidade de analisar vários indicadores de gestão ao mesmo tempo e ter a atualização deles em tempo real. A gestão se torna muito mais facilitada, pois ter em mãos a qualquer momento a real situação da empresa é uma importantíssima vantagem competitiva.

10 – Melhoria de resultados no RH

Tendo condições de identificar os gargalos da empresa através da análise de dados, os gestores de RH podem focar nas melhorias, elaborando planos de ação mais específicos e estratégicos, com mais garantia de bons resultados.

É notável que o uso do dahsboard no setor de RH contribui bastante para uma contínua melhoria dos resultados e para saber conduzir melhor os planejamentos estratégicos. A precisão das informações que eles disponibilizam, torna possível uma apuração mais segura e encorpada dos prós e contras que surgem no dia-a-dia de uma empresa.

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