ROI do RH: como usar esse indicador?

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Hoje mais do que nunca, o departamento de RH das empresas tem aplicado o ROI para medir o retorno do investimento em suas ações de gestão. Afinal, traçar estratégias e medir os resultados dessas ações é uma forma de comprovar para a diretoria que o RH é um setor bem gerido e importante dentro de uma organização.

Assim, no post de hoje vamos mostrar como calcular o ROI do departamento de RH e como utilizar os dados a favor desse setor! Confira:

O que significa ROI?

ROI significa Retorno Sobre o Investimento (Return On Investment, em inglês). Ele calcula o percentual de retorno sobre um investimento feito, permitindo mensurar a relação entre o capital que foi investido em determinado projeto e o que ele realmente gerou de lucro ou de prejuízo.

O ROI tem o papel de contribuir para uma gestão mais eficiente em setores como o RH, uma vez que ele fornece informações capazes de apontar tendências e riscos para uma organização.

O desafio do RH e como o ROI pode ajudar

Os altos custos de tributos trabalhistas, o tempo entre a abertura de uma vaga até o fechamento do processo seletivo, e a fase de treinamento e adaptação do funcionário podem acarretar em uma queda de rendimento do setores das empresas.

Por isso, o desafio do RH é que cada colaborador selecionado gere mais lucro do que custos para a empresa, compensando todo o investimento feito. Nesse momento, qualquer passo que não for previamente calculado e criteriosamente gerenciado corre o risco de ser um fracasso ou até mesmo um prejuízo para a organização.

Dessa forma, um processo seletivo adequado é aquele que se inicia com uma descrição clara e objetiva na divulgação da vaga, salientando as atividades a serem desempenhadas, as responsabilidades exigidas e a cultura da empresa.

A etapa seguinte é focar nos candidatos que apresentem o perfil mais próximos das descrições mencionadas, para garantir um processo de recrutamento mais preciso e facilitando a seleção, reduzindo consideravelmente as chances de ocorrer o turnover (rotatividade de pessoal de uma organização).

Depois de conduzida a seleção, o ROI é o indicador que vai mostrar se o processo foi seguido da melhor maneira, validando a escolha e o investimento despendido no recrutamento.

Como calcular o ROI do RH

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que basicamente é:

► ROI = (Ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial

Por exemplo, se o ganho da sua empresa foi de 400.000 reais e o investimento inicial foi de 100.000 reais, o cálculo seria o seguinte:

► ROI = (400.000 – 100.000) / 100.000• ROI = 3

O retorno sobre o investimento foi 3 vezes maior que o investimento inicial. É comum multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 300% de retorno.

Lembrando que no valor do investimento inicial deve ser incluído toda e qualquer despesa, por menor que seja, para se obter um resultado mais preciso.

Indicadores de gestão para o ROI do RH

Calculado o ROI do RH, é hora de apresentar os resultados de forma mais completa. Para isso, é interessante utilizar ferramentas gráficas objetivas que apresentem apenas informações relevantes que demonstrem os resultados ou até mesmo que apontem a direção dos próximos passos a serem dados.

É importante estabelecer as informações de maneira adaptada a quem for recebê-las.   No caso da diretoria de uma empresa, dois pontos importantes deverão ser destacados: as metas e os lucros alcançados.

Nesse tipo de caso, os dashboards são uma boa opção. Eles ilustrarão os dados em forma de informações objetivas, tornando o relatório mais claro e objetivo e mostrando o que realmente importa para quem bate o martelo na empresa.

As Soluções de BI são capazes de fornecer ótimos indicadores de gestão para o seu negócio. Você poderá analisar todas a informações envolvidas no processo e focar apenas no que for mais relevante para sua organização.

Aproveite nossas dicas e faça bons investimentos! Gostou do nosso artigo sobre o ROI do RH? Então deixe seu comentário e nos acompanhe nas redes sociais.