Business intelligence (BI) o que é e quando usá-lo?

O que é Business Intelligence (BI)? O termo pode parecer novo, porém é algo que vem sendo falado há bastante tempo. Muitas empresas têm buscado por técnicas e ferramentas de BI para melhorar a eficiência na sua gestão, tendo como base indicadores de gestão para a tomada de decisões rápidas e assertivas.

o que é business intelligence

Dirigir uma empresa às cegas é tão perigoso quanto conduzir um carro sem um painel de instrumentos. Afinal, dificilmente você conseguiria manter um alto nível de assertividade ao parar em um posto de gasolina para abastecer no exato momento em que o combustível do seu carro entrou na reserva. Ou melhor, você teria muita dificuldade em manter o seu carro na velocidade máxima permitida das vias percorridas durante o seu trajeto, evitando acidentes e, até mesmo, penalidades de trânsito.

O que é Business Intelligence?

Ao contrário do que muitos pensam, Business Intelligence é um processo e não uma ferramenta. As ferramentas de BI são apenas parte de um processo de coleta, transformação, organização, análise e compartilhamento das informações aos tomadores de decisão. Seu principal objetivo é transformar enormes volumes de dados em informações relevantes para a tomada de decisões.

Desenvolver uma estratégia de BI bem definida ajudará a pensar em todas as partes do processo de Business Intelligence, do início ao fim, desde a preparação e tratamento dos dados até a ferramenta adequada para disponibilizar e compartilhar seus indicadores de gestão com toda a sua organização.

As empresas que possuem uma estratégia de Business Intelligence bem definida são capazes de analisar as informações estratégicas do seu negócio permitindo tomada de decisões com base em fatos e não em achismos, como acontece em muitas empresas atualmente.

Quando usar Business Intelligence?

Você saberia responder rapidamente qual foi o faturamento bruto do mês passado? Se houve lucro ou prejuízo? Existem clientes inadimplentes? Quantos? Consegue comparar essas análises com períodos anteriores? Sabe dizer com precisão o valor total vendido até o momento? Possui um processo devidamente estruturado para analisar estas informações ou tudo isto é feito manualmente através de planilhas de Excel?

Se ficou sem respostas para estas perguntas, uma estratégia de BI cairia muito bem para a sua empresa. Para isso é essencial utilizar ferramentas adequadas para realizar análises relevantes do seu negócio. Respostas para esse tipo de pergunta são fundamentais para empresas de qualquer porte, além de contribuir para uma gestão baseada em informações, organizada e voltada para o mercado ao qual está inserido.

Veja alguns resultados que o BI pode trazer ao seu negócio:

1 – Agilidade

Tomadas de decisões mais ágeis é um dos vários benefícios que o BI traz com a sua implementação. Com a automatização do processo de coleta, organização e formatação dos indicadores, o tempo para disponibilizá-los aos gestores é muito rápido.

2 – Segurança

Com o uso de uma ferramenta de BI adequada, a segurança das informações pode ser implementada de forma segura, garantindo que apenas usuários autorizados acessem as informações contidas nos indicadores de gestão.

3 – Compartilhamento

Os indicadores de gestão hospedados na sua ferramenta de BI podem ser compartilhados facilmente, sem a necessidade de usar diretórios da rede, trazendo mais agilidade e segurança para este tipo de tarefa.

4 – Confiabilidade e Assertividade

Com ferramentas e técnicas de BI seus dados passam a ser devidamente manipulados, de forma automática, evitando os erros manuais. Ou seja, o seu valor de faturamento ou o total da sua folha de pagamento (dentre outros) são buscados diretamente na fonte do dado, sem sofrer intervenções manuais que poderiam causar distorções nestes valores. Com isto, as tomadas de decisões passam a ser completamente seguras.

Ao contrário do que muitos pensam, além de fundamentais para as empresas (de qualquer porte), ferramentas de BI tem um custo extremamente acessível e são implantadas rapidamente. Além disso, acredite, são muito fáceis de serem utilizadas por qualquer tipo de usuário (diretores, gestores, coordenadores e analistas). Isso mesmo! Ferramentas de BI existem para facilitar o dia-a-dia dos seus usuários, logo devem ser extremamente fáceis de serem utilizadas.

Para se ter ideia, alguns dos bancos de dados atuais disponibilizam ferramentas de BI sem qualquer custo adicional. Ou seja, basta instalar essas ferramentas no seu ambiente e adaptá-las a sua estratégia. Existem também várias ferramentas de BI no modelo SaaS (Software as a servisse ou Software como serviço) em que você paga um valor mensal (no formato de assinatura) por usuário, para utilizá-las.

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence, que tal entender como ele pode aumentar a produtividade de sua equipe? Continue lendo em nosso artigo Business Intelligence: direcione os esforços do seu time para aquilo que gera resultados!

Business Intelligence para instituições de ensino

Baixe agora

Deixe o seu comentário

3 respostas para “Business intelligence (BI) o que é e quando usá-lo?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba nossa newsletter