5 insights que podem melhorar a gestão da sua instituição de ensino

Dirigir uma Instituição de Ensino não é uma tarefa fácil. Agora imagine tomar decisões sem ferramentas adequadas que apontem o caminho certo?

Acompanhar corretamente os objetivos estratégicos é fundamental para obter uma gestão eficiente, baseada em tomadas de decisões assertivas e que mantenham a sua Instituição de Ensino sempre na direção certa.Os indicadores de gestão são ferramentas que fornecem informações que permitem os tomadores de decisão medir o resultado de uma determinada área ou assunto. Através dos indicadores é possível acompanhar se as metas traçadas pela sua instituição estão sendo alcançadas, ou não, e quais os prováveis motivos.

Com uma solução de Business Intelligence adequada, todo esse processo é automatizado de forma rápida, fácil e segura, garantindo a integridade das informações a disponibilidade dos indicadores em tempo real, a qualquer hora e lugar. Além disso, o controle de segurança das informações é feito de forma eficiente, garantindo que apenas usuários autorizados acessem as informações relacionadas a sua área. Confira 5 insights que podem melhorar sua gestão com soluções de BI:

Acompanhar o processo seletivo da instituição de ensino

Você é capaz de responder a quantidade de inscrições necessárias para conseguir a quantidade mínima de alunos para um determinado curso? Ter um conjunto de indicadores que permite analisar todas as etapas do processo seletivo, visualizando a relação da quantidade de inscritos x candidatos x matrículas efetivadas, dando ainda a possibilidade de identificar os custos e as receitas relacionadas aos processos seletivos, pode contribuir para uma gestão muito mais fácil e assertiva.

Contabilizar matrículas e rematrículas dos alunos

Um conjunto de indicadores que permite analisar a quantidade de matrículas da sua instituição de ensino, bem como identificar o que se refere a rematrículas e novas matrículas, auxilia no desenvolvimento de novas estratégias de captação. Além disso, imagine ter esses indicadores em âmbito ainda maior, que permitem identificar a quantidade de matrículas por unidade, filial, campus e curso, garantindo maior domínio de suas ações e tornando sua gestão ainda mais eficaz.

Gerenciar a inadimplência

O valor das mensalidades escolares é a principal fonte de receita de uma instituição de ensino privado. A ausência dessa receita pode trazer sérios impactos no fluxo de caixa. Para que esse impacto não traga problemas à instituição é fundamental realizar a análise e o acompanhamento desse número.

Imagine indicadores que permitem que você identifique o valor total, a quantidade de dias em atraso, o perfil socioeconômico (sexo, estado civil, renda familiar e etc.), bem como a frequência escolar dos inadimplentes.

Controlar o fluxo de caixa

Uma ferramenta utilizada na gestão financeira das organizações, capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades, além de permitir a análise de projeções futuras em um determinado período de tempo (diário, semanal, mensal e etc.) é o ideal para controlar o fluxo de caixa.

Através das análises do fluxo de caixa, olhando os dados certos para acompanhar toda a movimentação financeira da sua empresa, o resultado financeiro diário, mensal e acumulado em um determinado período, você tem maior controle das finanças e pode pensar em soluções para corte de gastos, realocamento de verba e pessoal, etc.

Diminuir a evasão escolar

Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar, como, por exemplo, a necessidade de entrar no mercado de trabalho, problemas familiares, falta de interesse pela instituição de ensino, doenças crônicas, infraestrutura da instituição de ensino, distância de sua residência da instituição de ensino, problemas financeiros, dentre outros.

Ter um conjunto de indicadores que te permite analisar a quantidade de alunos e os motivos de evasão que os levaram a abandonar o curso, comparando com períodos anteriores, por exemplo, podem dar insights para novas estratégias de retenção. E já que estamos falando nisso, tenha ainda mais insights para diminuir a evasão escolar em nosso artigo: Quatro formas de usar o Business Intelligence para aumentar a retenção de alunos. Espero que goste da leitura!

Case de Sucesso: Construtora Caparaó

Baixe agora

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Receba nossa newsletter