Como escolher uma solução de BI?

Tempo de leitura: 5 minutos

A chave para obter êxito na implantação do Business Intelligence está em entender as necessidades da sua empresa e a partir disso saber escolher a solução de BI mais adequada.

Frequentemente falamos em nosso blog sobre a importância do BI e as vantagens que ele oferece no dia a dia das empresas. Seguindo essa linha, hoje daremos dicas para que você descubra qual é a solução de BI ideal para sua empresa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração nesse momento e por isso nós listamos 10 fatores que vão te ajudar a entender ainda mais sobre o assunto e acertar na escolha.  

Confira:

1 – Praticidade na implantação e utilização

Uma solução simples e prática em sua implantação e utilização permite que usuários sem conhecimentos técnicos consigam usufruir e extrair informações úteis para a empresa, evitando despesas com treinamentos muito específicos e poupando tempo na geração de relatórios e gráficos.

Opte por uma ferramenta que permita obter respostas objetivas para perguntas instantâneas, entregando mais resultado em menos tempo.

2 – Segurança da informação

Avalie se a solução é segura. Quando se trata de informações estratégicas todo cuidado é pouco, sendo assim, verifique como é a segurança da informação. É preciso ter certeza que seus dados terão a integridade garantida.

Coletar depoimentos de outros usuários, solicitar ao fornecedor uma ficha técnica sobre proteção à informação e pesquisar sobre casos de possível instabilidade da ferramenta podem ajudar nessa decisão.

3 – Conexão com inúmeras fontes de dados

É importante verificar a possibilidade de conectar com qualquer tipo de fonte de dados, como páginas web, planilhas de Excel, arquivos texto, soluções na nuvem e qualquer banco de dados.

Tudo isso facilita a integração dos dados e traz uma gama de possibilidades para o cruzamento de informações.

4 – Dashboards intuitivos

Escolha uma ferramenta que permita a criação de dashboards intuitivos, que demonstrem os resultados com facilidade, que promovam a comparação de dados, possibilitando análises mais conclusivas, contribuindo para tomadas de decisão mais assertivas.

5 – Controle do acesso de dados

Ter a possibilidade de controlar os acessos de acordo com a hierarquia do colaborador é essencial. Ou seja, um usuário só poderá visualizar as informações que competem apenas a ele e ao seu setor. Trata-se de promover mais segurança às informações confidenciais da empresa.

6 – Disponibilidade em dispositivos móveis

É muito importante considerar a mobilidade. Se os dashboards e indicadores de gestão podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer hora, através de dispositivos móveis como: celulares, tablets etc. Além disso, é preciso saber se todos os recursos poderão ser acessados de qualquer navegador de internet.

7 – Informações em tempo real

Uma ferramenta de BI para ser de fato eficiente deve apresentar informações consistentes e confiáveis, e para isso nada melhor do que sincronizar as informações em tempo real e disponibilizá-las claramente por meio dos dashboards.

8 – Suporte e consultoria

É de grande relevância que o fornecedor da ferramenta disponibilize suporte e consultoria, bem como treinamentos básicos para que não haja dúvidas em seu manuseio e sua equipe possa aproveitar ao máximo todas as funcionalidades e recursos da solução.

9 – Custo de uma solução de BI

O custo de uma solução de BI é relativo. Quando for colocar na ponta do lápis não considere apenas o seu preço, é interessante optar por aquela na qual o fornecedor lhe preste serviços de consultoria, treinamento, entre outros.

Ferramentas gratuitas podem ser uma opção, mas geralmente acabam saindo mais caro, pois você não terá garantia de assistência e provavelmente precisará descobrir sozinho como fazer tudo funcionar corretamente.

10 – Quadrante Mágico

O Gartner Group é um respeitado instituto de pesquisa e análise do setor de tecnologia da informação. O Quadrante Mágico é uma representação gráfica criado pelo Gartner que tem como objetivo evidenciar o posicionamento das empresas mais expressivas da área de tecnologia.

Levar em consideração a avaliação do Quadrante Mágico referente a empresas que forneçam ferramentas de BI ajuda muito a fazer a melhor escolha.  

Veja a figura do Quadrante Mágico 2018.

Quadrante Mágico em 2018

Finalizamos reforçando a importância de planejar, pesquisar e comparar ao escolher uma solução de BI dentre todas disponíveis no mercado. Para te ajudar ainda mais nessa decisão, podemos esclarecer todas as suas dúvidas referentes a ferramenta que é líder de mercado, o Microsoft Power BI. Isso mesmo, conforme vimos na figura acima, a Microsoft foi eleita pelo Gartner Group, através do Quadrante Mágico como fornecedor da solução líder em BI.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos consultores!

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Receba nossa newsletter