Business Intelligence: agilize a tomada de decisões com os dados certos

Nos dias de hoje, a maior parte das empresas utilizam algum sistema de gestão para armazenar um dos seus maiores ativos: seus dados corporativos. As empresas que não fazem uso de um ERP provavelmente utilizam outros tipos de software para armazenar seus dados (mesmo que não seja de forma adequada), como por exemplo planilhas eletrônicas (Excel, Google Docs e etc). Diante da necessidade de armazenamento, ter um enorme volume de dados é muito comum nas empresas dos dias atuais.

Qualidade dos dados

É preciso ter bastante cuidado para não se perder em um oceano de dados. Diante de grandes volumes de dados é natural que as empresas tenham dificuldade em definir o que de fato importa ao seu negócio, pois neste momento é preciso escolher apenas o que será útil nas análises.

É essencial tratar este grande volume de dados para que eles sejam transformados em informações úteis ao seu negócio. O tratamento dos dados reduzirá significativamente este volume, já que boa parte dos dados serão sumarizados (resumidos, agrupados), além de descartar tudo aquilo que não for utilizado em suas análises.

Com os dados transformados em informações úteis, eles terão muito mais qualidade que um mero oceano de dados sem significado algum.

Foque no que realmente interessa

Conhecer a sua empresa como a palma da sua mão é apenas uma das muitas obrigações que você tem. Gerir uma empresa sem saber como anda o seu desempenho é um risco e tanto que pode lhe trazer danos irreparáveis. Nos dias de hoje, não ter as informações mais relevantes da sua empresa na ponta da língua é muito perigoso.

Entretanto, como dito anteriormente, é preciso tomar bastante cuidado ao decidir o que de fato é importante para sua empresa. Defina as principais perguntas relacionadas a sua empresa, que você deseja responder. São estas perguntas que servirão de base para os seus indicadores. Portanto, elas devem estar devidamente alinhas aos objetivos do seu negócio.

Agilize a tomada de decisões

Em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, você precisa criar diferenciais que tragam mais eficiência a sua empresa. Investir em processos e ferramentas é fundamental para que isto aconteça na sua empresa. Para agilizar o processo de tomada de decisão é preciso ter processos e ferramentas bem definidas, até mesmo porque, fazer isto de forma manual não trará agilidade e diferencial algum a sua empresa.

Com os dados devidamente tratados e os indicadores definidos, veja alguns fatores que contribuem para a tomada de decisões da sua empresa:

  •  Apresente apenas informações úteis e resumidas nos seus indicadores. Quanto mais resumido for o seu indicador, mais rápido será a análise das informações exibidas e consequentemente a tomada de decisão;
  •  Disponibilize seus indicadores de gestão em um local seguro (web, por exemplo) e de fácil acesso, com os tomadores de decisão adequados, para que apenas usuários autorizados consigam visualizar as informações;
  •  Elabore um plano de compartilhamento dos seus indicadores para os e-mails dos tomadores de decisão para que eles sequer precisem acessar uma solução de BI para visualizar os indicadores;

Lembre-se de que tomadas de decisões rápidas são fundamentais para quem deseja se antecipar aos concorrentes e atingir seus objetivos mais rapidamente.

Case de Sucesso: Construtora Caparaó

Baixe agora

Deixe o seu comentário

Uma resposta para “Business Intelligence: agilize a tomada de decisões com os dados certos”

Deixe uma resposta

Receba nossa newsletter